Por que higienizar as mãos?

A mão é a área mais exposta do corpo humano e o maior reservatório de microrganismos, potencializando a transmissão de vírus e bactérias entre os indivíduos.

Como os vírus possuem uma capacidade de mutação muito grande, é comum a ocorrência de surtos e pandemias sazonais, que se propagam facilmente pela falta de cuidados com a higienização, especialmente das mãos. Por isso, mão limpa é sinônimo de saúde.

A maneira mais conhecida de higienização das mãos é sua lavagem com água e sabão, observando tempo e procedimentos corretos para a sua total antissepsia. Mas como nem sempre temos água e sabão disponíveis fora de nossas casas, como em bancos, supermercados, transportes públicos e diversas ocasiões, o álcool gel antisséptico passou a ser uma opção prática para suprir a necessidade de limpeza das mãos.

Contendo em sua fórmula a concentração exata de álcool para eliminar em poucos segundos germes e bactérias que causam doenças, o produto pode ser levado na bolsa, deixado sobre a mesa de trabalho, em casa, e em locais públicos de grande fluxo de pessoas.

O álcool gel antisséptico substitui a lavagem das mãos nos casos em que as mesmas não estejam visivelmente sujas, com o benefício de não necessitar de água, sabão e toalha.