FAQ

Quem é a Doctor Clean?

A Doctor Clean é  uma marca da empresa Bulle de Savon, composta por diversas linhas de higienização e tratamento para as mãos. Ela foi criada 1995, inicialmente com foco no segmento profissional, como hospitais, clínicas e consultórios odontológicos.

Em 2001 a marca ampliou suas atividades, introduzindo a categoria no varejo com a inserção pioneira do álcool gel antisséptico para o consumidor.

Voltar ao topo

Qual a origem do álcool gel antisséptico?

Foi desenvolvido inicialmente para o segmento da saúde, especialmente hospitais, ampliando as práticas de prevenção contra infecção hospitalar. Diversos estudos comprovam que após a implantação do produto em larga escala e nas mais diversas rotinas dos profissionais, houve queda considerável dos níveis de infecção hospitalar dos estabelecimentos de saúde.

Voltar ao topo

Quais as recomendações do álcool gel antisséptico?

Ele é indicado para antissepsia das mãos como preventivo contra vírus e bactérias, sem a necessidade de suar água e sabão ou mesmo toalha para secagem.

Recentemente, com a pandemia da gripe suína provocada pelo vírus H1N1 o produto passou a ser recomendado oficialmente como fator de prevenção contra a doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Voltar ao topo

Como o produto age?

Ao entrar em contato com a pele o gel elimina 99,9% dos vírus e bactérias em questão de segundos. Sua ação acaba instantaneamente após a secagem e caso o individuo se exponha a outros fatores de contaminação, deve reaplicar o produto.

Voltar ao topo

O álcool gel substitui a lavagem?

Sim, em casos em que não é possível lavar as mãos o produto cumpre as mesmas funções de higienização e antissepsia. No entanto, por não requerer água, ele não elimina a sujidade (resíduos) visível, como terra, por exemplo.

Voltar ao topo

Como o álcool gel deve ser usado?

Com as mãos previamente secas e limpas de resíduos, aplicar pequena quantidade sobre uma das mãos, espalhando e friccionando uniformemente as duas mãos até a secagem total.

Voltar ao topo

Em que situações o produto é indicado?

Para todas as ocasiões em que o individuo não tenha condições de lavar as mãos com água e sabão e se exponha a fatores de risco de contaminação, tais como andar de transporte público, ir a shoppings centers, ao fazer compras em supermercados, ao manusear dinheiro, ao lidar com pessoas gripadas, ao espirrar, tossir, entre outros.

Voltar ao topo

Qual a vantagem de usar o álcool gel ao invés de lavar as mãos?

A praticidade de usá-lo quando não há como e nem onde lavar as mãos. O produto apresenta versões de bolsa, sendo possível o seu transporte para qualquer local e necessidade de uso.

Voltar ao topo

O álcool gel causa ressecamento?

O álcool gel da Doctor Clean não causa ressecamente, pois sua fórmula agrega agentes hidratantes e emolientes que protegem a pele do contato com o álcool, mesmo com o uso freqüente do produto.

Voltar ao topo

A inserção de fragrâncias altera a eficácia do álcool gel?

No caso da Doctor Clean não. A quantidade de fragrância é mínima, e a prova de que não altera a efetividade do produto é o teste a que é submetido pela ANVISA para sua comercialização.

Voltar ao topo

Existe algum órgão do governo que ateste e fiscalize o álcool gel?

Sim, no Brasil a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) é quem controla o produto, mediante testes de laboratórios credenciados. O registro pela Agência Sanitária é a garantia do consumidor de que o produto possui a fórmula adequada para o fim a que se destina, ou seja, a antissepsia das mãos.

Para ser efetivo na antissepsia, o produto precisa ter a concentração de álcool a 70%. A Doctor Clean cumpre a regulamentação da ANVISA e possui o registro para a comercialização do produto

Voltar ao topo

O produto pode ser produzido por farmácias de manipulação?

Apenas sob receituário médico para venda diretamente prescrita. Caso o estabelecimento queria produzir o produto em larga escala, deverá obedecer aos processos regulatórios da ANVISA para o devido registro e comercialização.

Voltar ao topo

Qual a diferença entre o álcool gel para mãos e o álcool gel para limpeza de superfícies?

A diferença está na fórmula e finalidade de uso. O álcool gel para mãos possui a concentração de álcool a 70% para antissepsia contra vírus e bactérias. Já o álcool de limpeza comum é um saneante com concentração menor de álcool, com fins apenas de higienização de superfícies e objetos, e não de eliminação de vírus e bactérias. O produto também é agressivo à pele.

Voltar ao topo

O álcool gel é inflamável?

Sim. É um produto inflamável, embora em escala bem menor do que o álcool líquido. Por este motivo, deve ser mantido fora do alcance de crianças, de fogo e de fontes de calor.

Voltar ao topo

Como proceder em caso de ingestão do álcool gel?

Ele é exclusivamente para uso externo, mas em caso de ingestão acidental, o individuo deve procurar o posto de saúde mais próximo. No entanto, o produto não é prejudicial se uma criança, por exemplo, levar a mão à boca após sua aplicação.

Voltar ao topo

A Doctor Clean também produz sabonetes líquidos antissépticos e hidratantes. Qual a sua finalidade?

O sabonete líquido antisséptico também possui o efeito de eliminar 99,9% de vírus e bactérias, durante a lavagem das mãos. Não oferece a mesma praticidade do álcool em gel, já que depende da água e de toalha, mas oferece proteção extra para uso em residências e escritórios.

O grande diferencial dos nossos sabonetes é o poder de hidratação, deixando a pele saudável mesmo em caso de lavagens sucessivas.

Voltar ao topo